Homepage » Blog » Noble Crafts – Como Honramos a Lã no Nosso Tapete Tufado à Mão
Tufar à mão é uma das técnicas mais flexíveis — permite a criação de qualquer padrão, quase como se se tratasse de uma pintura. Esta versatilidade faz dos tapetes artesanais uma solução de grande qualidade, tanto para projetos residenciais como comerciais. Quer se trate de uma casa de família, de uma loja de luxo, ou de um lobby de hotel, os tapetes tufados à mão são a solução perfeita para todos os fins.
O processo começa quando um tecelão faz um suporte com um desenho. Um trabalhador têxtil ou tecelão utiliza a arma de tufo para injectar fio ou algodão no mesmo. Quando todo o fio ou outro material tiver sido injectado no padrão, uma outra peça, chamada scrim, é colocada no tapete com cola de látex para manter as fibras intactas. O tecelão tesoura então os laços do tapete, para que o tapete se torne plano e adequado para andar em cima. As bordas de alguns tapetes com enxertos à mão são feitas dessa forma, para torná-los mais fortes. O fio é então cortado e rapado para garantir a mesma altura. No caso de tapetes com diferentes volumes de altura, as superfícies são cortadas à mão com uma tesoura angulada especial. Esta técnica permite que os artesãos habilidosos criem padrões curvos e pilhas de diferentes alturas e densidades.

VEJA TAMBÉM: Noble Crafts – Como Honramos os Materiais nas Nossas Peças de Iluminação

Para a criação do Tapete Crossing Paths da Beyond Season, a MOOZA associou-se à Fábrica artesanal Tapetes Beiriz, em Portugal, que produz tapetes de lã há mais de cem anos. A lã é a nossa matéria-prima de eleição. Um material de alta qualidade e durabilidade, macio ao toque e que pode ser utilizado em diversas técnicas e com diversos tipos de acabamento.

FIQUE CONNOSCO PARA DESCOBRIR DESIGNS MAIS MODERNOS

VEJA TAMBÉM: Beyond Seasons — Mais do que uma coleção de decoração de casa

Não se esqueça de seguir a MOOZA em todas as redes sociais: Facebook & Instagram